Seguidores

Vsitantes

Chat

Parceiro

Parceiro
O mais novo parceiro do blog: Mondaine Relógios...

Tradutor

Apoiamos

Selo para Blog Fundação do Câncer

Esmalte do Dia

Twitter

Twitter
@MissSwiftie13

Este é o blog Revista das Garotas, ele tem TUDO que você quiser saber sobre moda, beleza, famosos e muito mais. Aproveite que ele é pra você!

Blog Parceiro

Blog Parceiro
Vaidosa Beleza nosso novo blog parceiro!!

Posts mais vistos

Relógio


GIRLSPT.COM - Cursores Animados
segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Reta Final:

Não tem jeito: basta a gente dar uma vacilada nos estudos e lá vem o boletim com o resultado. E o pior é que, quando as notas vermelhas são muitas, o volume de matérias para rever - e tentar entender! - é enorme. E aí desanima só de pensar... Mas uma coisa é fato: é melhor pegar pesado agora, para passar na boa, do que ter de repetir, ano que vem, todas as lições e trabalhos que já fez este ano.
PRIMEIRA FILEIRA, aí vou eu! Já reparou como os bons alunos ficam sempre pertinho do professor? Saiba que não é por acaso! "Ali, fica difícil se distrair com os outros colegas, já que você está vendo apenas a lousa na sua frente", explica a orientadora educacional do Colégio Presbiteriano Mackenzie, Eleir Evangelista. Na cara do prófi, suas amigas também vão pensar duas vezes antes de chamá-la para contar as últimas fofocas, atrapalhando a sua concentração. E daí você aprende e fixa o conteúdo que está sendo passado sem fazer tanto esforço. "O que mais me atrapalhou na escola foi a falta de atenção durante as aulas. Depois, para compensar e tirar boas notas, tive de estudar em dobro. Não vale a pena", ensina a leitora Laís Souza Fonseca, de 13 anos.
Lá em CASA: Agora, não basta apenas grudar os olhos no professor e seguir todos os passos do moço. É fundamental que, ao chegar em casa, você faça as lições, que são um jeito eficiente de estudar e de descobrir as dúvidas que ainda restaram. "Outra boa estratégia é pedir ao professor que indique uma lista de exercícios adicionais, sobre aquele assunto em que tem mais dificuldade", sugere Rosana Solha, coordenadora educacional do Colégio São Luis. Revendo em casa o que já aprendeu na classe, você também dá uma forcinha para a memória e grava os conteúdos com mais facilidade. Ou seja, pode ter certeza de que tanta dedicação vai ser recompensada quando a hora do teste chegar!
SEM dúvida!Sempre que alguma coisa que o professor falou não fizer sentido pra você, pergunte. Nada de levar aquela questão mal resolvida pra casa, combinado? Então, se você é tímida que só vendo, tente conversar com o professor a sós, depois da aula. Ou, então, anote a dúvida num papel e dê um jeitinho de entregar a ele, pedindo que a responda em classe, mas sem citar seu nome. Se tiver o e-mail dele, melhor ainda: é só mandar uma mensagem! Assim, os outros alunos nem vão ficar sabendo. "O importante é ter em mente que os conteúdos passados durante a aula são cumulativos. Às vezes, uma dúvida que parece boba pode atrapalhar, lá na frente, o entendimento de algo maior e muito mais complicado", diz a professora Rosana.
De olho NO RELÓGIO Para recuperar o tempo perdido, em que deixou de fazer tarefas, trabalhos ou mesmo de rever a matéria antes da prova, você vai precisar de muita disciplina. Isso significa que terá de estabelecer intervalos para estudar, todos os dias, até o exame final. E ainda vai ter de seguir essa sua programação bem à risca. "Assim que perceber a sua dificuldade na matéria, ou depois de receber a prova com a nota baixa, já comece a estudar um pouquinho por dia. Ou as coisas vão acabar se acumulando na véspera das provas. E aí bate aquele nervosismo todo... Fica bem mais difícil de dar conta do que é preciso", alerta a leitora Caroline Muniz, de 13 anos. "Eu estudava pelo menos duas horas por dia, intercalando as matérias. Se hoje era o dia de matemática, deixava o português para amanhã, para não confundir os assuntos", dá a dica a leitora Luara Karina, de 12 anos.
Ao descobrir que se deu mal numa prova, conte imediatamente aos seus pais. "A pior coisa pra mim, quando fiquei sabendo que estava de recuperação, foi pensar na cara que meus pais iam fazer quando soubessem daquilo. Mas não teve jeito: me abri para poder contar com a ajuda deles. Eles entenderam e, a partir daí, tudo ficou mais fácil", conta a leitora Luara. Além de pedir um help aos pais, vale apelar para outros parentes e até amigos que você sabe que conhecem bem aquela matéria. Foi o que fez a leitora Giovana. "Pedi a uma amiga que estudasse comigo, antes das provas, porque ela sempre tirava notas boas no colégio. E deu certo, ela me ajudou muito", lembra. Para a leitora Isabela Pierezan, aproximar-se do professor da matéria em que você foi mal também é uma boa pedida. "É legal ter respeito pelo professor, pedir dicas de como ir bem na matéria, falar sobre as suas maiores dificuldades, ou seja, contar com ele. Com isso, você vai ganhando a simpatia do professor. E aí, se ainda precisar de uns pontinhos pra fechar a nota, no final, pode ter certeza de que ele vai dar", diz. A orientadora educacional do Colégio Dom Bosco, Francisca Fauw, também acha que alunos e professores precisam ter uma relação próxima: "Não precisa ficar amiga do professor, se você não quiser. Mas é muito legal poder conversar abertamente com ele sobre a matéria, afinal, ele é um especialista no assunto", lembra. "Se perceber que está mesmo com muita dificuldade, a última alternativa é procurar um professor particular", sugere a leitora Laís.
NA HORA do exame: Se você fez a sua parte - na escola e em casa - para aprender tudo aquilo que não estava tão claro na sua cabeça, antes da recuperação, não há nenhum motivo para amarelar na hora H. O segredo, para evitar o famoso branco, é confiar em si, acreditando que realmente domina aquela matéria sobre a qual será testada. "Você tem de pensar que, se você estudou bastante, não tem como dar errado. Pode apostar!", garante a leitora Luara.

0 Comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...