Seguidores

Vsitantes

Chat

Parceiro

Parceiro
O mais novo parceiro do blog: Mondaine Relógios...

Tradutor

Apoiamos

Selo para Blog Fundação do Câncer

Esmalte do Dia

Twitter

Twitter
@MissSwiftie13

Arquivo do blog

Este é o blog Revista das Garotas, ele tem TUDO que você quiser saber sobre moda, beleza, famosos e muito mais. Aproveite que ele é pra você!

Blog Parceiro

Blog Parceiro
Vaidosa Beleza nosso novo blog parceiro!!

Posts mais vistos

Relógio


GIRLSPT.COM - Cursores Animados
quarta-feira, 1 de junho de 2011

Maldade.com

Anônimos que se escondem por trás da internet para perturbar a vida dos outros devem ficar espertos: além de não ter a menor graça, isso é crime!

Tudo começou com um fake de Orkut. A foto do perfil era de uma famosa e já entregava o jogo, por outro lado, tinha adicionado muitas pessoas da escola, sabia da festa da turma e jurava ser legítima. Convencida pela história, Maria Alves, de 13 anos, a adicionou e passou o MSN logo depois. udo começou com um perfil era de uma famosa e já entregava o jogo, por outro lado, tinha adicionado muitas pessoas da escola, sabia da festa da turma e jurava ser legítima. Convencida pela história, Maria Alves, de 13 anos, a adicionou e passou o MSN logo depois.
Já na primeira conversa, a desconhecida disparou xingamentos contra Maria e, o pior, sabia de detalhes da vida dela. "Fiquei chateada porque eu sabia que era alguém que andava comigo. Ela falava de situações da minha vida, por isso, comecei a desconfiar de todas as minhas amigas", conta.
Essa é apenas uma das maneiras de ofender utilizando tecnologia digital, sob a falsa proteção do anonimato, como acontece também em blogs, comunidades de redes sociais e até via mensagens de celular. A prática tem nome, cyberbullying, e é considerada crime.
"O que é feito virtualmente deixa rastros e pode ser localizado por profissionais especializados. Portanto, apesar da sensação de que vai sair sem ser punido, o agressor pode ser encontrado e castigado de acordo com a lei", explica a psicóloga do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Informática da PUC- SP, Luciana Ruffo. Muitas vezes, esse problema é a continuação de uma implicância que tem início na escola, com apelidinhos maliciosos e fofocas.
Por que acontece?
"Frequentemente, o cyberbullying começa com uma fala ingênua feita com um grupo maior de colegas e acaba por cair nas mãos de quem aproveita a ocasião para fazer comentários maldosos que, complementados numa rede de diálogos, magoam ou prejudicam a imagem de alguém", esclarece a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Humboldt, Dorotéia Bartz.
As vítimas não precisam ter nenhuma característica especial nem ter feito nada errado. Pode acontecer com qualquer pessoa, desde a menina mais popular da escola, que é perseguida por inveja até a menina mais tímida que é atacada por ser vista como frágil.
A psicopedagoga Jesiane Marion Fernandes diz que quem se comporta dessa maneira são pessoas com dificuldades de relacionamento, que colocam seus interesses em primeiro lugar. "É interessante observar que, quase sempre, o agressor virtual esconde-se no anonimato da internet, talvez por saber que sua atitude é errada e pode ter consequências".
O que fazer?
Como normalmente acontece, Maria não pediu ajuda. Excluiu e bloqueou a menina do MSN, deletou o Orkut, criou outro e não comentou nada com ninguém. "Cheguei a perguntar se alguém tinha fake no grupo, mas não contei nada, porque depois eu vi que estava errada por adicionar quem eu não conheço", diz. Especialistas aconselham que, se isso acontecer com você, algum adulto deve ficar sabendo também para tomar as medidas necessárias. Outra dica legal é não se expor demais na net. "Quem quer agredir inventa coisas a respeito da vítima, mas, quanto menos dados tiver, mais difícil será de atingi-la", afirma Luciana.

Fonte:Revista Atrevidinha

0 Comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...