Seguidores

Vsitantes

Chat

Parceiro

Parceiro
O mais novo parceiro do blog: Mondaine Relógios...

Tradutor

Apoiamos

Selo para Blog Fundação do Câncer

Esmalte do Dia

Twitter

Twitter
@MissSwiftie13

Este é o blog Revista das Garotas, ele tem TUDO que você quiser saber sobre moda, beleza, famosos e muito mais. Aproveite que ele é pra você!

Blog Parceiro

Blog Parceiro
Vaidosa Beleza nosso novo blog parceiro!!

Posts mais vistos

Relógio


GIRLSPT.COM - Cursores Animados
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Como escolher o animal de estimação certo:

A escolha do animal de estimação


O grupo de animais de estimação não deve incluir aves exóticas ou mesmo autóctones, nem os animais retirados do seu habitat natural. Os animais de companhia devem, por isso, restringir-se aos cães e gatos; sendo que a diversidade de raças nos deixa um leque enorme de escolhas.
Mas antes de trazer um bicho para casa é importante fazer a escolha certa quanto ao melhor animal  à nossa personalidade, e às condições que temos para lhe oferecer. Nunca deve precindir à nossa escolha fatores como a raridade da raça, a comparação com o animal do vizinho ou a moda. É por isso que é muito importante conhecer as características, as necessidades e as particularidades do animal a adotar.

O desconhecimento das características do bicho pode trazer problemas tanto para o animal quanto para o dono. Por exemplo:Evitar que o animal sinta calor ou frio, isolá-lo do contato com outros animais da mesma espécie ou encher o bicho de guloseimas (animais gordos são menos saudáveis) e mimos pode ser prejudicial para o animal. Também o dono pode sofrer traumaticamente a perda do animal, se não tiver em conta que a longaminidade dos animais é bem menor que a sua e que é necessário respeitar a natureza de cada bicho.

No entanto, independentemente do animal que se escolha, há alguns cuidados a ter em conta. Entre eles destacam-se a prevenção  de algumas doenças, nomeadamente a desparasitação, tanto de pulgas e carraças como de parasitas intestinais prejudiciais ao animal, e àqueles que o rodeiam. As vacinas são outro cuidado importante para que o animal se mantenha saudável e, em certos casos como a raiva (a única vacina legalmente obrigatória em Portugal), também para benefício dos humanos.

Em casos mais particulares, como o caso de bichos com pelo comprido, é necessário a sua escovação regular. Mas, de um modo geral, deve ter-se um cuidado especial com a pelagem do animal, pois a sua higiene evita muitos problemas (parasitas, por exemplo). Informe-se sobre o melhor produto de higiene para o  seu animal. Caso vc não conheça, é preferível o uso de água e sabão específico do que de detergentes, sabonetes ou perfumes.

A melhor forma de evitar doenças é conhecer os hábitos e características do animal,além de vaciná-lo regularmente. Para isso recorra ao veterinário, a revistas ou livros especializados, ou a informações disponíveis em sítes dedicados ao assunto.

O cão, considerado como o melhor amigo do homem, é um animal fiel e dedicado ao dono. O que o animal é, é mais fruto do que o dono fez dele - brincalhão, medroso, agressivo - do que da sua raça.
Por outro lado, ao escolher um gato como companhia deve ter-se em consideração que ele é um bicho independente, orgulhoso, altivo e que não perdeu o seu instinto selvagem e predador. É considerado o animal das sete vidas devido à sua extrema agilidade e flexibilidade. Ao contrário dos cães, os felinos são responsáveis pela sua própria higiene e não se deixam sujar. Desenvolvem-se também mais precocemente, são mais resistentes às doenças, mas não lidam bem com os mimos em exagero. Devido ao seu comportamento reprodutivo – frequentemente miam e marcam com urina o território, e reproduzem-se mais que os cães – pode ser conveniente a esterilização de machos ou fêmeas para evitar o aumento de gatos vadios, com todas as consequências que isso implica. O gato é provavelmente uma escolha certa para quem vive em apartamentos pequenos, para pessoas calmas e com um tempo reduzido para dedicar ao animal (fazem a higiene e exercícios sozinhos). São animais que se satisfazem facilmente com uma alimentação adequada, exercício, alguma atenção e cuidados de saúde.

Seja qual for a escolha do animal de estimação, não esqueça que ele também é um ser vivo, e não um simples brinquedo que abandonamos quando nos fartamos, quando nos incomoda ou quando perde qualidades. Também é uma boa ideia adotar um animal abandonado ou um que alguém não quer. Os canis e gatis municipais estão cheios de animais que esperam por alguém que lhes salve a vida. Todos os cães e gatos são bons animais de companhia para quem também for para ele uma boa companhia.

0 Comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...